-
Arquitetos: SOM
- Ano: 2015
-
Fotografias:Albert Vecerka/ESTO
-
Fabricantes: Beaubois, Fantini, VALVO
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Hotel e Residencial Baccarat é um edifício de uso misto de aproximadamente 180 metros de altura, localizado na rua 53 entre a quinta e a sexta avenidas na cidade de Nova Iorque. O escritório SOM recebeu a tarefa de projetar um destino que encarne a elegância e a arte do Baccarat, a marca de cristais de luxo fundada pelo rei Luis XV há mais de 250 anos. Como uma pepita afiada cristal requintada, a torre se destaca dentro de seu entorno através de sua contenção formal e concentração nos detalhes.
De fora, o Hotel e Residencial Baccarat é um estudo de contrastes. As elevações leste e oeste da torre - principais componentes estruturais - são cobertas por painéis de alumínio lapidado jateado preto, fazendo referência à austeridade e o minimalismo de seu vizinho, o emblemático edifício do MoMA de Edward Surell Stone. Como uma geode, estas superfícies sólidas opacas demarcam as deslumbrantes fachadas norte e sul. Revestidas de vidro cristalino, estas superfícies evocam a longa história da arte decorativa de Baccarat. Com variáveis de luz e condições do céu, estas grandes extensões envidraçadas mostram-se orgânicas e ativas.
O jogo de luzes e materiais continua no térreo. O embasamento da torre é composto de vidro prismático disposto verticalmente. Ao longo do dia, os vidros reagem entre si, criando uma interação dinâmica de luz e cor. Três portais de bronze com dossel são cortados por esta superfície, proporcionando entradas independentes às residências, hotel e restaurante. À noite, iluminado da parte interna, o embasamento brilha como um lustre. Dentro, a estrutura de cinquenta pavimentos contém três elementos programáticos diferentes que se empilham verticalmente um sobre o outro: uma biblioteca pública, que encontra-se a nível do solo e no subsolo, um hotel de luxo com nove pavimentos e condomínios a partir do décimo oitavo até o quadragésimo nono andar.
Gilles e Boissier com sede em Paris, projetaram os cento e quatorze quartos e suítes do hotel, enquanto os interiores das sessenta residências foram projetados por Ingrao Inc. Todos os dormitórios do Hotel Baccarat Nova Iorque demarcam magníficas vistas aos monumentos históricos de Manhattan, tais como o Central Park e o Empire State Building. Para além dos benefícios estéticos, o vidro de piso a teto oferece abundante luz natural, reduzindo a necessidade de iluminação artificial. Tanto os hóspedes, quanto os residentes têm acesso ao bar, salão, restaurante Chevalier, e o primeiro Spa de La Mer, todos localizados no pódio da torre. Enrique Norten e TEN Arquitetos serviram como projetistas para dos 2800 metros quadrados da Biblioteca da Rua 53, uma subdivisão da Biblioteca Pública de Nova Iorque localizada dentro da base do edifício. Trabalhando com cada um destes escritórios, SOM deu forma a um edifício que aloja um programa incrivelmente diverso, ao mesmo tempo que redige as exigentes normas e a atenção aos detalhes da Baccarat.
A distinta torre preta e de vidro introduz uma nova escala para o legado da marca de cristais preciosos feitos à mão. Inspirado por esta ilustre história, o escritório SOM projetou um edifício emblemático que permite à Baccarat brilhar na escala da cidade.